Hoje, Domingo de chuva, ficar em casa com os miúdos pode ser a melhor hipótese. Desliguem a televisão, os computadores e consolas e deixem as limpezas e arrumações de lado.
Que tal um final de tarde de desenvolvimento emocional?
Miúdos mais capazes, mais tranquilos, mais seguros e mais felizes. E na verdade, adultos também.
Ficam as sugestões de exercícios rápidos, fáceis, divertidos e eficazes.
Partilho consigo um conjunto de exercícios
fáceis de aplicar, de fácil integração no dia-a-dia e que tornarão toda a
família emocionalmente mais letrada. Recomendado para pais, avós, tios,
crianças e adolescentes.
Exercício 1 — Reciclagem de pensamentos
Construam uma tabela dois por dois. Do
lado esquerdo da folha, escrevam pensamentos difíceis e preocupantes para a
criança ou para o adolescente (por exemplo: «Eu não vou conseguir passar de
ano» ou «nunca vou conseguir ter amigos»), do lado direito, os pensamentos
reciclados, isto é, os pensamentos mais realistas, objectivos e positivos (por
exemplo: «Tenho estudado para tentar ter boas notas» ou «posso tentar ser
simpático para os meus colegas»).
O objectivo do jogo é tentar substituir cada
pensamentos difícil por um pensamento reciclado e mais positivo.
Exercício
2 — Tabela das emoções
Construam uma tabela com os dias da
semana. Diariamente, cada elemento da família pode desenhar ou escrever a
emoção que dominou o seu dia. Se demonstrar vontade de o fazer, pode falar
sobre a emoção e aquilo que a provocou.
Exercício 3 — P-E-S-C-A
Descrever situações do dia-a-dia de cada elemento
da família e nomear pensamento, emoção, sensação e comportamento. Conversar sobre esses quatro
items. Sugerir possíveis alternativas de acção que pudessem ser mais
ajustadas ou valorizar as alternativas escolhidas.
Um exemplo concreto deste exercício:
· Situação: O teste de
matemática.
· Pensamento: «Vou ter
negativa!»
· Emoção: Ansiedade.
· Sensação: Palpitações
aceleradas, dor de barriga e agitação motora.
· Comportamento: Não ir ao teste.
· Alternativa: «Respirar
fundo, lembrar-me de que estudei, ir fazer o teste e dar o meu melhor.»
Exercício 4 — Música e emoções
Ponham música variada, de ritmos
acelerados a baladas.
Fechem os olhos e foquem a vossa atenção
no corpo. Falem sobre as emoções que cada música vos faz sentir.
Exercício 5 – Desenho e emoções
Ponham música variada, de ritmos
acelerados a baladas. De volume alto a volume baixo.
Ao mesmo tempo, a criança ou o adolescente
vai desenhando, com lápis de cores diversas, o que a música lhe vai suscitando.
Exercício 6 — A emoção
surpresa
Cortar pequenos quadrados de papel. Em
cada um, escrever uma emoção. Dobrar os papéis e colocá-los dentro de um saco.
Sem olhar, aleatoriamente, cada participante, à vez, deverá tirar um papel e
lê-lo para si, sem revelar o que lá está escrito.
O participante deverá partilhar uma
situação, sensações e comportamentos associados em que já experienciou, ou viu
experienciar, a emoção escrita no papel que lhe calhou. Os restantes
participantes deverão adivinhar que emoção está a ser descrita.
Exercício 7 — Caça ao ovo emocional
Construam ovos em qualquer material à
escolha (em alternativa, poderão ser bolas) e em cada um pintem diferentes
expressões emocionais.
Um dos elementos da família esconde os
ovos na sala, no quarto ou pela casa. Os restantes elementos deverão procura-los.
Cada vez que alguém encontra um, deve nomear a emoção encontrada e uma situação
em que já a sentiu.
Nota: Poderá adquirir os ovos em madeira
numa retrosaria; se não quiser pintar as caras, poderá imprimi-las,
encontrando-as na Internet. Poderão criar alternativas na caça ao ovo emocional
(encontrar e ter de mimar a expressão para os restantes elementos adivinharem,
dizer quando é que a sentiu, nomear sensações corporais associadas à emoção,
etc.)
Exercício 8 – Mímica das emoções
Aproveitando os papéis do exercício 6,
cada elemento tira um do saco e deve, através de gestos e mímica, representar a
emoção para os restantes elementos.
Exercício 9 — Exercício da raiva
A raiva é uma das emoções que os pais têm
mais dificuldade em ver nos filhos, sendo também muito difícil ajudá-los a
lidar com os efeitos da mesma.
Costumo, com crianças e adolescentes que
sentem muita raiva ou frustração, fazer um conjunto de exercícios focalizados
nessas emoções mais intensas. As regras são: não nos magoamos a nós próprios,
não nos magoamos um ao outro e não estragamos o que não é para estragar.
- Escolher
uma revista que se possa estragar e rasgar folhas sem parar, com muita força e
rapidez;
- Pegar
num lápis de cera, da cor escolhida pela criança (ou pelo adolescente) e que esta
associe à raiva ou à frustração, e riscar com muita força uma folha
inutilizada, durante o tempo que se quiser;
- Gritar
para dentro de uma almofada (pôr a almofada encostada à boca e gritar);
- Bater
palmas repetidamente, com força e intensidade;
- Escrever
num papel tudo o que nos está a fazer sentir raiva e depois rasgá-lo e deitar
fora;
- Andar
muito rapidamente de um lado para o outro;
- Saltar
muito e alto;
- Dar
murros numa almofada, na qual seja permitido fazê-lo;
- No
final, sentar ou deitar e respirar fundo, calmamente.
Rita Castanheira Alves
* Exercícios incluídos no capítulo 9 - Literacia Emocional - chave para o sucesso de um filho no
Livro A Psicóloga dos Miúdos - Guia prático para todos os pais.
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