domingo, 18 de outubro de 2015

Uma tarde chuvosa de Domingo dedicada ao desenvolvimento emocional dos miúdos. Nada aborrecido, totalmente divertido!


 Hoje, Domingo de chuva, ficar em casa com os miúdos pode ser a melhor hipótese. Desliguem a televisão, os computadores e consolas e deixem as limpezas e arrumações de lado. 

Que tal um final de tarde de desenvolvimento emocional? 
Miúdos mais capazes, mais tranquilos, mais seguros e mais felizes. E na verdade, adultos também. 
Ficam as sugestões de exercícios rápidos, fáceis, divertidos e eficazes.
 
Partilho consigo um conjunto de exercícios fáceis de aplicar, de fácil integração no dia-a-dia e que tornarão toda a família emocionalmente mais letrada. Recomendado para pais, avós, tios, crianças e adolescentes.

Exercício 1 — Reciclagem de pensamentos
Construam uma tabela dois por dois. Do lado esquerdo da folha, escrevam pensamentos difíceis e preocupantes para a criança ou para o adolescente (por exemplo: «Eu não vou conseguir passar de ano» ou «nunca vou conseguir ter amigos»), do lado direito, os pensamentos reciclados, isto é, os pensamentos mais realistas, objectivos e positivos (por exemplo: «Tenho estudado para tentar ter boas notas» ou «posso tentar ser simpático para os meus colegas»).
O objectivo do jogo é tentar substituir cada pensamentos difícil por um pensamento reciclado e mais positivo.

Exercício 2 — Tabela das emoções
Construam uma tabela com os dias da semana. Diariamente, cada elemento da família pode desenhar ou escrever a emoção que dominou o seu dia. Se demonstrar vontade de o fazer, pode falar sobre a emoção e aquilo que a provocou.

Exercício 3 — P-E-S-C-A
Descrever situações do dia-a-dia de cada elemento da família e nomear pensamento, emoção, sensação e comportamento. Conversar sobre esses quatro items. Sugerir possíveis alternativas de acção que pudessem ser mais ajustadas ou valorizar as alternativas escolhidas.
Um exemplo concreto deste exercício:
·       Situação: O teste de matemática.
·       Pensamento: «Vou ter negativa!»
·       Emoção: Ansiedade.
·       Sensação: Palpitações aceleradas, dor de barriga e agitação motora.
·       Comportamento: Não ir ao teste.
·       Alternativa: «Respirar fundo, lembrar-me de que estudei, ir fazer o teste e dar o meu melhor.»


Exercício 4 — Música e emoções
Ponham música variada, de ritmos acelerados a baladas.
Fechem os olhos e foquem a vossa atenção no corpo. Falem sobre as emoções que cada música vos faz sentir.

Exercício 5 – Desenho e emoções
Ponham música variada, de ritmos acelerados a baladas. De volume alto a volume baixo.
Ao mesmo tempo, a criança ou o adolescente vai desenhando, com lápis de cores diversas, o que a música lhe vai suscitando.

Exercício 6 — A emoção surpresa
Cortar pequenos quadrados de papel. Em cada um, escrever uma emoção. Dobrar os papéis e colocá-los dentro de um saco. Sem olhar, aleatoriamente, cada participante, à vez, deverá tirar um papel e lê-lo para si, sem revelar o que lá está escrito.
O participante deverá partilhar uma situação, sensações e comportamentos associados em que já experienciou, ou viu experienciar, a emoção escrita no papel que lhe calhou. Os restantes participantes deverão adivinhar que emoção está a ser descrita.

Exercício 7 — Caça ao ovo emocional
Construam ovos em qualquer material à escolha (em alternativa, poderão ser bolas) e em cada um pintem diferentes expressões emocionais.
Um dos elementos da família esconde os ovos na sala, no quarto ou pela casa. Os restantes elementos deverão procura-los. Cada vez que alguém encontra um, deve nomear a emoção encontrada e uma situação em que já a sentiu.
Nota: Poderá adquirir os ovos em madeira numa retrosaria; se não quiser pintar as caras, poderá imprimi-las, encontrando-as na Internet. Poderão criar alternativas na caça ao ovo emocional (encontrar e ter de mimar a expressão para os restantes elementos adivinharem, dizer quando é que a sentiu, nomear sensações corporais associadas à emoção, etc.)

Exercício 8 – Mímica das emoções
Aproveitando os papéis do exercício 6, cada elemento tira um do saco e deve, através de gestos e mímica, representar a emoção para os restantes elementos.

Exercício 9 — Exercício da raiva
A raiva é uma das emoções que os pais têm mais dificuldade em ver nos filhos, sendo também muito difícil ajudá-los a lidar com os efeitos da mesma.
Costumo, com crianças e adolescentes que sentem muita raiva ou frustração, fazer um conjunto de exercícios focalizados nessas emoções mais intensas. As regras são: não nos magoamos a nós próprios, não nos magoamos um ao outro e não estragamos o que não é para estragar.

-   Escolher uma revista que se possa estragar e rasgar folhas sem parar, com muita força e rapidez;
-   Pegar num lápis de cera, da cor escolhida pela criança (ou pelo adolescente) e que esta associe à raiva ou à frustração, e riscar com muita força uma folha inutilizada, durante o tempo que se quiser;
-   Gritar para dentro de uma almofada (pôr a almofada encostada à boca e gritar);
-   Bater palmas repetidamente, com força e intensidade;
-   Escrever num papel tudo o que nos está a fazer sentir raiva e depois rasgá-lo e deitar fora;
-   Andar muito rapidamente de um lado para o outro;
-   Saltar muito e alto;
-   Dar murros numa almofada, na qual seja permitido fazê-lo;
-   No final, sentar ou deitar e respirar fundo, calmamente. 

Rita Castanheira Alves
* Exercícios incluídos no capítulo 9 - Literacia Emocional - chave para o sucesso de um filho no
 Livro A Psicóloga dos Miúdos - Guia prático para todos os pais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário