domingo, 17 de maio de 2015

A importância de parar e relaxar. Mesmo quando se é miúdo...E sim, quando há exames.

Este fim-de-semana, depois da manhã de consultas de Sábado, resolvi parar e permiti-me relaxar.

Desde o início do ano que os projectos profissionais têm ocupado um papel de destaque, que tem sido muito desafiante, motivo de muita felicidade, mas também de um inevitável cansaço e desgaste, que precisa ser gerido. Especialmente quando se trabalha com pessoas, especialmente miúdos, a crescer, com problemáticas e vidas difíceis, é preciso saber distinguir e identificar as nossas próprias dores e fazer o que é possível para que fiquem foram do consultório. E isso tornou-se regra de ouro na minha prática. Saber quando parar, saber que é importante cuidar de mim e da minha saúde mental, para poder trabalhar da melhor forma.

Permite-me ontem e hoje parar e relaxar. Deitar-me na areia, respirar fundo, mergulhar e sentir a cabeça e o corpo a ficarem mais leves, desimpedidos, tranquilos e com energia.

E esta tarde, no meio da minha permissão para descanso, observava o descanso dos outros, especialmente dos mais novos. Os que, até quase ao anoitecer, lá estavam com os pais, com os irmãos, primos ou amigos. A passear, a saltar, a jogar ou a brincar com a areia. Dos que surfam, aos que simplesmente preferem deitar-se e ouvir música. Passando pelos que fantasiam sobre uma cidade gigante de areia, até aos que correm sem parar.

Porque uma pausa das obrigações, pressões e avaliações é preciso. Respirar, desimpedir a cabeça e relaxar o corpo. Brincar, jogar e estar com os outros. Mesmo, e especialmente, quando se avizinha uma semana dos tão temidos e stressantes "exames". Nem que seja só um bocadinho.

Talvez essa pausa no estudo, contribua para alguns pontos nesse exame do seu filho, mas acima de tudo na saúde mental dele. Duvida?

Rita Castanheira Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário