quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Porque os pais são artistas, educadores, técnicos de motricidade e animadores...

A criação é de uma mãe, uma mãe que conheço há tanto tempo, quase como me conheço a mim. Com quem criei, inventei, sonhei, aprendi e cresci. Quem sabe, se um bocadinho da Psicóloga dos Miúdos não veio desta mãe, até antes de ser mãe. Estou certa de que sim.
Hoje tem 31 anos e é mãe de dois rapazes, quase, quase com 3 anos. Os dois sim, porque são gémeos.
Há uns dias fui lá a casa, como amiga, não como psicóloga dos miúdos. Fui lá conversar com a mãe, como amiga, e brincar com os miúdos como amiga também, que é tão bom.
E descobri que tinham feito... Fantoches! Fantoches de pés e de mãos! Os gémeos com a mãe. Folhas de papel, canetas, palhinhas e fita-cola. Tão simples, mas tão rico. Uma actividade inventada por uma mãe, que ocupou uma manhã e que fez sorrir os miúdos e ajudou-os a desenvolver a imaginação, a criatividade, a motricidade e o carinho de manos e mãe. E muito mais coisas, certamente.

Como amiga, adorei e não esperava o contrário desta mãe. Como Psicóloga, admirei e quis partilhar. Afinal, os pais podem mesmo ser os verdadeiros artistas, educadores, técnicos de motricidade, animadores. E só com palhinhas, folhas e canetas.

Que tal experimentar aí em casa? Fico à espera de partilhas de actividades simples, mas tão grandes e completas.

Rita Castanheira Alves


Sem comentários:

Enviar um comentário