domingo, 13 de dezembro de 2015

Apresentação da Colecção Emoções na Escola Afonso de Paiva em Castelo Branco

Pais, educadores, professores e psicólogos presentes, sentados e disponíveis numa véspera de feriado para uma conversa sobre a importância das emoções no desenvolvimento e crescimento dos miúdos. 

Foi assim que partimos para o final de tarde da passada Segunda-feira, dia 7 de Dezembro na Escola Afonso de Paiva em Castelo Branco. Um convite que partiu da nova Associação de Pais em colaboração com a direcção do Agrupamento. E que excelente iniciativa!

A conversa teve lugar na agradável biblioteca da escola, com a possibilidade fantástica dos miúdos ficarem a brincar, a ouvir histórias, a conversar, mesmo ali ao lado e acompanhados. 


Se ao início, o silêncio era grande, depois as partilhas foram aparecendo, as dúvidas surgindo e os contributos de grande pertinência. Adultos conscientes, com vontade de saber fazer melhor com os mais novos, atentos e preocupados com aquilo que é educar e no desafio que é ajudar a crescer. 

A colecção Emoções serviu de mote a esta conversa, e no final, sem dúvida, que foi unânime que as emoções são necessárias, que é normal sentirmos, mesmo quando somos pequenos e que a literacia emocional é de grande importância para o presente e futuro dos miúdos, mas também dos crescidos.

Para terminar, livros com dedicatórias, conversas com os mais pequenos, que afinal, sabem mesmo o que é estar triste, zangado, feliz, com medo ou até envergonhados. 
Obrigada pelo convite. 
Obrigada por terem estado presentes. 
Até breve.

Rita Castanheira Alves

2 comentários:

  1. Foi um momento muito especial, ouvir falar das nossas ansiedades, dos nossos medos e aprender a lidar com eles...
    O meu "FilipeFeliz" e o meu "Manuel Zangado" adoraram a leitura das suas emoções e hoje no final de uma tarde de chuva, os três partilhá-mos as histórias e sentimo-nos MUITO FELIZES por estarmos juntos.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel, que bom que foi e ainda melhor saber que também foi especial para si, mãe.
      Obrigada pela partilha tão valiosa que foi esse vosso serão na tarde de ontem, com chuva lá fora, mas na vossa casa, certamente muito quentinha e feliz. Um beijinho grande para todos.

      Eliminar