Com o tempo, ele chega lá. Vá… E
os pais também.
Deixo mais umas dicas que, tenho
reparado, ajudam os miúdos e as famílias que me procuram a “regressar ao regresso” à escola.
1. Dar confiança e compreender: ir para uma nova escola, com novos colegas, ou voltar a
ver os colegas com quem não se está há 3 meses, não saber que professores nos
calharão, como correrá o ano, poderão ser motivos suficientes para que o seu
filho se sinta tenso, ansioso e preocupado. É importante compreender,
acompanhar e entrar em sintonia com ele, mostrando-lhe que é natural sentir-se
assim e ter esse tipo de pensamentos. Não desvalorize, mas também não
dramatize. Acompanhe, dê segurança e compreenda: “- Percebo o que sentes, é
natural estares com muitas interrogações na tua cabeça. O tempo vai trazer-nos
as respostas.”
2. A lista das dúvidas e preocupações: após o primeiro dia de aulas (ou até antes), podem
conversar sobre as preocupações e dúvidas que o seu filho pode ter,
especialmente se for para uma nova escola, ano de mudança de ciclo e não vá com
muitos colegas. Para facilitar esta tarefa, podem agarrar numa folha grande e
escrever todas as preocupações e interrogações que imaginam que os alunos podem
ter no regresso à escola. Esta tarefa vai facilitar bastante a capacidade do
seu filho reflectir sobre aquilo que o preocupa e conseguir falar sobre isso.
De seguida, poderá convidar o seu filho, dentro dessas preocupações, quais são as
dele. Será uma lista que servirá de guia para que possa ir ajudando o seu filho
a conversar sobre a escola e verificar se está tudo a correr bem.
3. Instalar rotinas e hábitos: como sugeri no artigo sobre a “preparação da preparação”, é importante já ter instalado novos
horários mesmo antes da escola começar, mas se não foi possível, agora é tempo.
Nos primeiros dias, é natural que ouça à hora de ir para a cama: “- Não tenho sono, ainda é cedo”. No
entanto, é bom reinstalar o hábito de ir para a cama à hora marcada, mesmo que
possa demorar um pouco mais a adormecer e haja uma história ou conversa mais
longa. Paralelamente, instalar hábitos e horários para a realização dos
trabalhos-de-casa é essencial desde os primeiros dias, para que consigam um ano
bem organizado, com tempo para brincar e descansar, tarefas essenciais para o
sucesso académico.
4. Ajudá-lo a arrumar as aprendizagens do dia e ensiná-lo a fazer
revisões mentais: diariamente
ajudá-lo a recordar-se do dia, conversando sobre o melhor do dia, o que não foi
tão bom, o que mais gostou, o que aprendeu, o que se lembra melhor do que
aprendeu. Para filhos que não aprofundam o tema, fica uma ajuda extra: http://observador.pt/2014/08/30/25-formas-de-perguntar-como-correu-escola/
Estas
conversas vão ajudar o seu filho a organizar o raciocínio, saber o que
assimilou melhor e o que não ficou compreendido, aprofundar as experiências do
dia-a-dia e são excelentes oportunidades para o ir acompanhando nas várias
vertentes do seu dia na escola, não só a aprendizagem dos conteúdos
programáticos, mas também a vertente social e emocional.
5. Fazer COM ele, não fazer por ele: desde início, especialmente com as crianças mais
pequenas, acompanhá-las na execução dos trabalhos-de-ca-sa, no sentido de
promover a sua autonomia e responsabilidade e não caíndo na tentação de fazer por
elas, mesmo quando já estão muito cansados ou são trabalhos-de-casa
intermináveis. É preferível não fazer todos e explicar ao/à professor(a) do que
fazer por ele. Criará um problema que se instala e depois é de difícil
resolução, além de que está a contribuir para que o seu filho construa a ideia
de que não é capaz.
6. Elogiar desde o primeiro momento: desde o primeiro dia de aulas, encontrar motivos
para o elogiar. Certamente encontrará pelo menos um motivo para o fazer (porque
não perdeu todo o material, porque consegue carregar com a mala, porque
escreveu e sabe os trabalhos-de-casa… Seja curioso e atento, de certeza que vai
encontrar motivos). Assim, desenvolve a auto-confiança e a motivação do seu
filho para a escola e para o sucesso.
7. Seja presente e conheça: conheça os pais dos colegas, conheça os professores,
conheça quem está com o seu filho todo o dia. É importante que os pais criem
uma rede de apoio entre si e que saiba com quem o seu filho está acompanhado
todos os dias da semana. Esteja disponível para colaborar com o que lhe for
possível, a escola agradece e o seu filho ainda mais.
E estas 7
medidas dão já para um bom plano para “regressar ao regresso” à escola. Resta-me
desejar boa sorte, bom trabalho e um excelente ano!
Qualquer dificuldade, questão,
problema, a Psicóloga dos Miúdos pode ajudar. Não hesite em escrever-lhe ou
marcar consulta.
Rita Castanheira Alves
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